Parque da Catacumba

Reforma do Pavilhão Victor Brecheret valoriza projeto arquitetônico premiado

Postado em 02 de outubro de 2020

Inaugurado em 1980, como espaço dedicado a eventos e exposições, o Pavilhão Victor Brecheret, sede do Parque da Catacumba, é a única edificação presente no local. Com projeto arquitetônico de Carlos Porto e Leila Beatriz Silveira, premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), o espaço está sendo reformado pelo Revitaliza Rio, com o parceiro Companhia de Restauro, que também está recuperando as esculturas do acervo a céu aberto do parque.

O trabalho na sede começou com a realização da reforma da cobertura, com remoção da antiga impermeabilização e instalação de uma nova proteção. Ainda esta semana, será iniciada a intervenção e a reforma nos painéis de vidrotil e, por fim, serão realizados tratamento e pintura externa de toda a estrutura em concreto e esquadrias metálicas.

Para melhorar a usabilidade do espaço e as atividades desenvolvidas no Pavilhão, está prevista a implantação de novos mobiliários. Atualmente, o local é dedicado a múltiplas e variadas funções, tais como sede da secretaria, além de espaço com atividades para a terceira idade, como cursos e palestras, aulas de ioga, jogos de cartas, entre outras práticas.