Parque da Catacumba

Paisagismo – recuperação das áreas verdes do Parque da Catacumba

Postado em 07 de agosto de 2020

A primeira fase do projeto de revitalização do Parque da Catacumba foi dedicada à recuperação paisagística. Todo o trabalho, que teve início em maio, esteve orientado a proteger o ecossistema local e a preservar o enriquecimento florístico e faunístico do parque, que tem como bioma a Mata Atlântica.

As atividades, desenvolvidas pela equipe de jardinagem de Sergio Maia, sob a coordenação e acompanhamento da arquiteta paisagista Franci Furlani, consistiram, principalmente, no plantio e na reconstituição das áreas verdes – canteiros e gramados – próximos aos locais destinados ao uso público, buscando o equilíbrio existente entre o ambiente urbano e o natural.

Uma das ações foi a retomada do projeto original do gramado, a partir da ideia de recomposição e valorização da memória afetiva, transformando-o em um novo espaço de lazer.

Outro importante objetivo no plano de recuperação paisagística era valorizar as espécies nativas frutíferas presentes no parque. As ações promoveram o plantio de novas mudas de Figo, Abiu-roxo, Amora, Jabuticaba, Goiabeira e Acerola. “Todo o trabalho de organização das árvores frutíferas e das espécies naturais existentes no Parque tem também um objetivo didático, que é fazer com que as crianças possam conhecer e se familiarizar com espécies nativas brasileiras”, conta Furlani.

Com o novo paisagismo implantado, o Revitaliza Rio busca contribuir com a manutenção da paisagem cênica ímpar da cidade, criando um ambiente convidativo para a visitação pública e contribuindo para que o Parque da Catacumba seja um polo difusor de atividades ecoturísticas.